quinta-feira, dezembro 28, 2006

Aviso...

Avisa-se os caloiros e os Infantes, que os ensaios irão recomeçar dia 3 de Janeiro, com o propósito de trabalhar na música nova.
Convém que todos compareçam, principalmente, aqueles que tocam instrumentos.
Magister BB

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Bonito blog...

Numa tentativa inédita na Real Tuna Infantina, a caloirada organizou-se e criou um blog próprio.

O Magister da Infantina, BB, ficou surpreendido por tal acção desenvolvida por parte dos caloiros.

O repórter da Infantina, quando foi ver o dito blog também ficou surpreendido.....por não haver nada escrito....é bom saber que a caloirada continua em grande.

Ficamos à espera de novidades.......ou apenas de alguma coisa, no blog da caloirada.

terça-feira, dezembro 12, 2006

Ou então...

Devido à falta de comparência de muita gente da tuna....que tal o jantar de Natal no Sabádo? Hein?!

BB

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Quem não sabe beber, bebe até aprender...

Pois é, a Real Tuna Infantina deu uma festa no passado dia 7 de Dezembro, no bar Shake.

Para variar, combinou-se com a caloirada às 20h na sala da tuna, onde apenas dois caloiros se apresentaram ao serviço de preparar a sangria.
Com muito stress e pouco tempo, as bebidas foram feitas a tempo, onde o Sultão Patrício liderou a caloirada para o bar.

Mais tarde, por volta das 2 da matina, o repórter da Infantina, BB, chegou ao bar, e faz assim a seguinte reportagem...

Ao chegar ao bar acompanhado com a Infante Ana, foi possível constatar que os caloiros (Vanessa, Maria, Filipa's, Ana Lúcia ou Anita para os amigos, Nuno, Jorge e Fónix, este último acabadinho de entrar para a tuna..) já faziam a festa, sob a batuta do Infante e Sultão Patrício...

Passado algum tempo, o próprio Magister foi alvo de chantagem e ameaças por parte da Candidata a Projecto, Dina, quando esta se virou para ele e disse: "Ou me pagassss um cope (longa pausa...porque estava uma grande ventania, abanando muito a Dina...) ou eu não cantuuuu..." Obviamente, que no segundo a seguir, Dina viu a sua altura diminuida pois ficou de joelhos...

Por volta das 4 da manhã, surgem os derrotados da noite: Nuno, Jorge, Fónix, Vanessa, Filipa e a Infante Ana decidiram encostar às boxes...

BB, constatou os milagres na contabilidade na Tuna, quando alguém pagou 10 euros por 7 shots, e se recusou receber o troco...é só lucro...

Falando em milagres, a barmaid de serviço, Ana Lúcia ou Anita para os amigos, conseguiu, ao servir um copo de shot, servir mais 4 em cima do balcão, mas sem os copos claro...

À medida que as horas iam passando a copofonia ia aumentando....de tal maneira que as caloiras sobreviventes (Dina, Filipa, Maria e Ana Lúcia ou Anita para os amigos) já viam Faro arder, de tal maneira, que o simples acto de falar se tornou uma tarefa complicada...já para não falar do andar, pois é preciso relembrar que naquela noite, Faro foi alvo de sucessivos tremores de terra, tornando mais dificil a tarefa das caloiras aquando a altura de ir andar para o carro, conseguindo "beijar" todas as paredes de ambos os lados...

Resultado da noite: 4 caloiras "ardidas" e 2 Infantes "ricos"

E a frase da noite foi: "Quem não sabe beber, bebe até aprender..."

Até dia 14, dia em que a Real Tuna Infantina irá fazer uma festa no Bar da Associação!

segunda-feira, novembro 27, 2006

IV Moura Encantada



Foi no dia 25 de Novembro que se realizou o IV Moura Encantada, organizado pela tuna feminina da Universidade do Algarve, a Feminis Ferventis.

A Infantina abriu o espectáculo tocando o Canudo na Mão e o Luar Algarvio, contando com a presença de 3 novos elementos em palco.

No intervalo, procedeu-se a mais 3 passagens a Projectos.
Muitos Parabéns à Catarina, Maria e ao Miguel! Continuem com o bom esforço!!

Eis as respostas....

1ª Questão: Quem é que se vai cortar à última da hora?
Por incrivel que pareça. ninguém se cortou à última da hora, embora tenha havido uma ameaça de uma candidata em não comparecer....

2ª Questão: Será que o Saraiva chegará a horas?
Saraiva, vindo de Lisboa, conseguiu chegar a horas do ensaio geral antes de subir a palco...

3ª Questão: Quantas cordas irá o Jorge partir durante a actuação?
Os caloiros pregaram uma partida ao Jorge e mudaram as cordas todas. Jorge bem tentou partir uma ou duas cordas durante a actuação mas sem sucesso....

4ª Questão: Será que Tomás irá carregar o contrabaixo?
A grande falta foi do pequeno Tomás que não carregou o contrabaixo, e para se redimir, carregou o acordeon....importante dizer que a actuação no IV Moura Encantada foi dedicada ao puto Tomás...

5ª Questão: Quantas tunas irá a Dora escandalizar?
Dora só conseguiu escandalizar alguns elementos de uma tuna masculina, deixando-os sem resposta....para variar....

quinta-feira, novembro 23, 2006

Questões de Sábado....

1ª Questão: Quem é que se vai cortar à última da hora?

2ª Questão: Será que o Saraiva chegará a horas?

3ª Questão: Quantas cordas irá o Jorge partir durante a actuação?

4ª Questão: Será que Tomás irá carregar o contrabaixo?

5ª Questão: Quantas tunas irá a Dora escandalizar?

As respostas irão ser afixadas na semana seguinte...

segunda-feira, novembro 13, 2006

domingo, novembro 05, 2006

Gala de Recepção...


Foi na Gala de Recepção ao Caloiro, que a Real Tuna Infantina, promoveu 3 passagens a Projecto: Parabéns Filipa, Filipa (facil de distingui-las não?) e à Dora.

Quando chegou a altura de subir a palco, as então Candidatas mostraram-se surpresas pela convocatória, mas em cima do palco, portaram-se muito bem.

A Infantina tocou o Canudo na Mão e o Luar Algarvio em cima de palco. Fora dele, foram todas as músicas que possamos lembrar.

É preciso dizer que, após ter acabado actuação, a Tuna preparou-se para a foto de grupo 2006/2007

E depois da jantarada...

Bom, a jantarada já lá vai e para trás muitas belas praxes ficam por recordar...
A jantarada teve a honra de ter presente os Mors, Adegas, Serginho e Guida...

Para começar a caloirada teve que decifrar as pistas deixadas pelo Patricio, na tentativa de conseguirem ganhar (após pagarem 5,50€) as t-shirts da tuna... Excusado será dizer, que a caloirada, primeiro que adivinhasse as pistas toda a tuna tinha acabado o jantar. Situação mais cómica, foi ver 3 caloiros à volta do carro do Patricio à procura de uma t-shirt, em vez disso, só encontraram caixas vazias de preservativos, 2 euros, o pano do pó entre outras coisas.

A noite acabou com uma baixa, Vanessa, a unica caloira da tuna foi embora mais cedo com falta de estabilidade...

A noite acabou no BA, onde Patricio que anda com falta de dinheiro pediu a uma candidata para encher a caixa de preservativos vazia que encontraram no seu carro....numa tentativa de repor o stock...

sexta-feira, setembro 29, 2006

Recepção ao Caloiro...




Foi ontem que a Real Tuna Infantina actuou perante os caloiros da Universidade do Algarve!

A concentração de Infantes mais a presença da sua Tunete (a Ana) começou por volta das 21h no recinto, com os Infantes BB, Ana, Zeza, Luísa e Patricio a tentarem superar a prova de comer bifanas e entrecosto sem partir os magnificos talheres de plástico.
Passados 30 minutos, aparece o Jorge, o Pápá-Sem-Descanso-Aproveitem-Enquanto-Podem-Porque-O-Tomás-Não-Dorme-À-Noite, com umas olheiras enorme, adormecendo mal se sentou.
O último grupo de Infantes e uma Caloira, foi composto pelo Calhau, Saraiva e a Caloira Vanessa, com a presença da Velha-Guarda Guida e Serginho.

As hostilidades começaram quando BB e o Saraiva venceram a Zeza e a Luísa num jogo de matrecos, deixando a ganhar a Ana e a Guida, pois tinham que ir ensaiar.
Depois do jogo seguiu-se um aquecimento instrumental e vocal a som dos "exitos" da Infantina.

Actuação comecou por volta das 23:30, em que a Infantina subiu ao palco ao som das suas fãs loucas de um curso que ninguém conseguiu perceber.
No fim da actuação comecou a bela da copofonia com Serginho a relembrar a nova geração como se fazem penaltys invertidos e cascatas.

Um agradecimento à Associação Académica pelas Tagus, e em especial, por ter concretizado o sonho de BB em beber cerveja pela bica.

segunda-feira, setembro 11, 2006

Aviso...

Só para avisar que a data do São Vicente passou de dia 4 de Novembro para dia 28 de Outubro.

quarta-feira, setembro 06, 2006

Regresso aos ensaios....

Para avisar que o começo dos ensaios será dia 18 de Setembro no sitio do costume, à hora do costume, e como é de esperar, com os atrasos de costume...
Relembro que temos já uma actuação dia 28 de Setembro na Recepção aos Caloiros...

sexta-feira, julho 28, 2006

Já nasceu o menino...

É com muito orgulho que a Real Tuna Infantina viu nascer ontem um candidato para acartar com o contrabaixo!! Ainda o ano não começou e já temos candidatos, este ano promete!

Pois é, nasceu o Tomás ou Tamás para os amigos...filho de Jorge e Suzy, concebido naquela festa em que foi com o pai e que voltou com a mãe para casa.

Muitos Parabéns aos novos papás!!
Que passem muitas noites sem dormir com tamanha alegria que trouxeram ao mundo....isso e o facto de o puto não dormir nada à noite.

sexta-feira, julho 14, 2006

Aviso

Queria avisar todos os elementos da Tuna que para a semana, provavelmente na terça-feira haverá uma reunião, depois o Vice entrará em contacto. Abraços

sexta-feira, junho 16, 2006

Um traidor na Infantina?!?



Uma notícia bastante procupante chegou à "redacção" da Real Tuna Infantina.
Segundo o FBI (Fontes Bem Informadas) da Infantina, existe um elemento da tuna que está a tentar trocar o azul do traje do Algarve, pelo negro de Lisboa.
Pois é, infelizmente, esse elemento é nada mais, nada menos que o próprio Magister BB, que por coincidência, é natural de Lisboa!
Tentámos saber o que BB tinha para dizer sobre esta informação:

Infantina - "BB o que é que tem a dizer sobre esta noticia e sobre estas fotos?"
BB - "Isso são apenas rumores, e eu não dei autorização para a livre circulação dessas fotos! Existe claramente um grupo de pressão que está a tentar tirar-me do cargo de Magister desta grande Tuna que é a Infantina"

Infantina - "Mas como explica que estas fotos tivessem sido tiradas uma em Leiria e a outra em Lisboa, e ambas as fotos, você está trajado de negro?"
BB - "Pura coincidência! O Diogo, é o Magister da nossa Tuna Madrinha, a Vicentuna, é um bom amigo meu, e em tom de brincadeira decidimos apenas trocar de traje em Leiria, nada mais. Na segunda foto, fui convidado pela Vicentuna para fazer parte da equipa deles no Rally Tascas que se organizou em Lisboa, que eu aceitei muito honrado pelo convite. Mas isso não quer dizer que ando a tentar trocar de traje! E volto a dizer, eu não autorizei a divulgação dessas fotos...
Se algum dia trocar de tuna, vocês serão os primeiros a saber!"

Infantina - "A redacção da Infantina soube que a Vicentuna está bem mais segura por saber que BB não está a tentar trocar a Infantina pela Vicentuna, tem algum comentário a fazer?"
BB - "Sem comentários..."

Bom, isto foi o possível que se conseguiu da entrevista com o Magister BB

Resultados das Eleições...

Ora bem, e o Prémio para "O Infante Mais Atrasado" vai para.........Saraiva!
Pois é amigos, com uma reunião marcada para as 20:30, estavam todos os Infantes, excepto o Calhau e o Saraiva, ambos a lutar por este prémio. Já passavam das 21:30h quando apareceu o Calhau, convencido que iria ganhar o prémio, tal não veio a acontecer. Triste por tal facto, foi procurar conforto nas Tagus sobreviventes do jantar de aniversário.
Enquanto se esperava pelo Saraiva, os Infantes começaram a tocar a música nova e o Carrocel (cerca de 5 vezes...). Só para que saibam, o Saraiva demorou tanto tempo, que até o BB tocou o Carrocel no bombo, bandolim........e no acordeão!!
Já passava das 22h quando finalmente aparece o Saraiva...
Assim inicou-se a reunião das 20:30, às 22:30...o normal nestas ocasiões...

Após a formalização do protocolo nestas ocasiões, iniciou-se a votação dos cargos.
E os cargos foram atribuídos a:

Magister Tunae - BB
Vice-Magister - Patricio
Tesoureira - Ana
2ºTesoureiro - Luís
Presidente da Mesa - Saraiva (!?)
Secretário - Calhau
Ensaiador Geral - Calhau
Ensaiador Vocal - Calhau
Ensaiador Instrumental - BB

A novidade introduzida este ano, é o novo cargo de Departamento de Marketing e Publicidade, que foi atribuído ao Patricio!! Muito se espera deste Júnior!

Outra novidade, em vez das novas músicas serem discutidas por todos, este ano, cabe ao Magister ( BB) e ao Ensaiador (Calhau) decidir quais as músicas a serem tocadas no proximo ano.

No fim, Ana constatou o facto de que o BB foi o Magister que teve o mandato mais pequeno de sempre, uma vez que normalmente, as eleições ocorrem em Novembro.

Após o final, os Infantes sairam da sala incrédulos com o que se tinha passado lá dentro.....ninguém queria acreditar que o Saraiva tinha sido eleito o Presidente da Mesa....

E assim foram mais uma eleições....

Abraços para todos!

quarta-feira, junho 14, 2006

Eleições ..........antecipadas?!

O povo pediu, e a Infantina fez a vontade.
Segundo o FBI (Fontes Bem Informadas), pela primeira vez, a Real Tuna Infantina vai realizar eleições antecipadas.
Em entrevista ao Vice-Magister, Calhau disse que "...as eleições de hoje prometem. Haverá muitos conflitos de interesses, principalmente porque já há poucas Tagus, e as eleições tendem a demorar muito tempo, por isso, será uma luta renhida pelo PODER!" Calhau revelou ainda o seu desejo intimo de ver o Junior a candidatar-se a Magister, para ver se ele perdia alguns kilos com as preocupações da Tuna em cima dele.
Em entrevista ao actual Magister, BB revelou a sua intenção de no próximo ano, arranjar maneiras de pôr o Junior a emagrecer e a deixar de ser um azeiteiro nos ensaios.
A venda de bilhetes correu bem, preve-se hoje, uma casa cheia de Infantes, pelo menos, todas as 8 cadeiras irão estar ocupadas...
Os curiosos que descansem, que amanhã irá sair, aqui no blog, os resultados das eleições e as melhores jardas do Saraiva...."mas o gajo já sabe....e até pode levar a mal.."
Abraços para todos, e até amanhã!

sexta-feira, maio 26, 2006

XI anos.....e agora?

XI anos, e agora Infantina?
Actualmente, a maioria das tunas enfrenta dificuldades na angriação de novos elementos. Se com cursos de 4 anos era dificil arranjar elementos, agora com o Processo de Bolonha, as coisas complicam-se um pouco mais, com cursos de 3 anos.
É certo e sabido, que angariação de novos elementos para tunas na Universidade do Algarve é muito complicado, talvez devido à fama das praxes aplicadas nas tunas, entre outras coisas. E muito dos elementos que entram nas tunas não têm aquele sentimento que é necessário, é o mal desta nova geração, a geração "Morangos com Açucar".
As tunas, e em particular a Infantina, precisa novos elementos, elementos que adormeçam e acordem a pensar na Infantina, esses sim, são esses os elementos que a Tuna precisa. Mas como educá-los em tão pouco tempo? É sem duvida um desafio. Estar à espera que apareçam elementos com aquilo que é necessário para ser bem sucedido numa Tuna é uma pura perca de tempo, é como estar à espera do D. Sebastião.
Confesso, e a novidade é que tenho um novo projecto para a Infantina, para tentar resolver o problema da falta de elementos da Infantina. Contudo, uma vez que ainda sou Magister desta Tuna, não posso revelar as minhas intenções sem haver primeiro uma reunião com todos os Infantes. Tenho tudo na cabeça, falta apontar para o papel para poder apresentar aos Infantes.
Por isso, a todos os elementos que leiam isto, peço para estarem presentes na proxima reunião, pois é essencial a vossa presença! Isto tem que ser algo para ser discutido por todos!
Para aqueles que pensavam que a Infantina iria acabar, enganam-se, como Magister, estou empenhado em dar a volta a esta situação, mas confesso que precisarei da ajuda de todos, pois sozinho, infelizmente, não terei sucesso. Sei que a Tuna tem muitos elementos que andam nisto há 7, 8, 9 anos. Não vos estou a pedir que fiquem mais anos no "activo", mas simplesmente que estejam ao pé da Tuna para quando ela precisar de vós. Está na altura de fazer desaparecer aquele ideia de que as pessoas saem da Tuna!
A Infantina é de todos nós, e como alguém me disse um dia, "Cuidem da Tuna porque deu muito trabalho a criar..." É neste espirito e com esta minha vontade, que adormeço e acordo a pensar nesta Tuna que tantas alegrias me deu!

Termino com esta frase: "Uma vez Infante, sempre Infante!"

Bernardo "BB" Salvado

segunda-feira, maio 22, 2006

E não passa disto...


Pois é caros amigos, a primeira personagem do mês pelas suas façanhas é o Dr. Jivago, ou melhor, Dra. Jevaga.
A Infantina enviou esta sexta-feira um membro que faz parte do FBI (Fontes Bem Informadas) ao Tuna Misto, e ele soube de uma informação vinda directamente da Rússia, que não se diz Jivago, mas sim Jegava. Por isso, o nosso amigo padrinho terá que fazer uma operação de mudança de sexo para estar de acordo com a sua alcunha.
Parabéns Dra. Jevaga!

segunda-feira, maio 15, 2006

A Tuna é um caminho a percorrer...

A Tuna é um caminho a percorrer...

Um artigo de profundo interesse tunante
O Editorial deste final de ano de 2005 é nada mais nada menos que uma reposição, no caso, de um texto retirado de AVENTUNA, da autoria do Maestro Moran, numa tradução livre ( Artigo publicado na Revista Aventuna Nº 66, 1998, exemplar monográfico entitulado “La Tuna en el 2000”)

Porque se trata de uma ilustre figura do mundo tunante espanhol, ficam aqui as palavras do Maestro Moran, que certamente serão alvo de atenção e reflexão.

“Estas linhas trazem somente um desordenado esboço de alguns males que, no meu entender, afectam de forma desigual demasiadas Tunas actualmente. O assunto merecia um estudo profundo ( …)

1. Por muito que estejamos todos no mesmo magistério, cada pessoa é distinta e não é possível nem recomendável que todos sejamos cópias de um mesmo molde. Tentar a uniformidade seria cortar as asas a uma Tradição que é caracterizada pela espontaneidade. Mas também é indesejável que cada um, à luz de tal, faça o que lhe dê na gana, ignorando o caminho percorrido, de séculos.

Quando se decide entrar para uma Tuna, as referências mais apelativas são o traje, o alcool e as festas. A Tuna é bastante mais que isso. (…) A Tuna é um caminho a percorrer. Os veteranos devem guiar o caloiro dando bom exemplo, ensinado o respeito e o cumprimento da Tradição de que vão a formar parte, o companheirismo, etc. Não se trata de que todos sejam estudiosos da Tuna, antes que tenham suficientes elementos de juízo para saber onde se meteram, decidindo continuar ou não e poder entregar um digno testemunho a futuros componentes. Alguns querem chegar a veteranos para somente fazerem o que lhes apetece.

O caloiro acredita no que contam, faz dele também isso mesmo e assimila os comportamentos que vê à sua volta quase como dogma de fé. Quando chega a tuno não aceita que algum iluminado lhe diga coisa distinta, porque o Tuno sabe tudo...

2. - Cada vez menos Tunos conhecem a simbologia da Tuna, sua tradição e significado. Outras vezes a algo que se “ouviu” acrescenta-se um ponto, (…) etc. As Tunas que cumprem os rituais de Tuna contam-se pelos dedos…de uma orelha. Perdeu-se o fio condutor da Tradição, “apanhando-se” só o que dá jeito.

(…) Há tunos que parecem os soldados que conquistaram o Perú, outros toureiros...vêm-se botas altas, panos de cores à volta da garganta, etc. Outras vezes são fitas na cabeça tipo “karaté kid”…

Nos festivais, algumas tunas padecem de uma espécie de endogamia, fechadas ao resto (…) Aqui estão também as rivalidades e invejas tontas.

São comuns “façanhas” tais como esvaziar extintores em hoteis, faltar ao respeito às raparigas e oferecer na rua um penoso espectáculo; As pessoas não distinguem e a tuna que deixe o seu rasto condena a que vem a seguir. Claro que há “tunos” que se riem destas façanhas..
Nega-se a natureza da tuna a formações não universitárias; Nega-se as femininas porque são mulheres. E também as de Colégios Mayores, Universitárias e masculinas, sem saber que a ligação de uma tuna a uma faculdade é recente. (…)

[...]

Instados a exigir, sejamos coerentes: Se quase é delito não levar a Capa para palco, tambem deveria sê-lo interpretar cantares distantes do repertório estudantil. (…)

3.- Resulta paradoxal falar de medidas correctoras numa tradição espontânea por natureza, mas chegados a este ponto, permitam-me propôr as seguintes:

• Dar exemplo, colectiva e individualmente, irradiando outra imagem, outros comportamentos.

• Nos festivais, marcar limites precisos em coisas como a vestimenta, comportamento e repertório, penalizando o distante da tradição e pontuando a recuperação de instrumentos, costumes e cantares. E que, chegado o momento, se aplique.

• Ler livros sobre a Tuna, visionar e comentar videos de festivais. É imprescindível que cada Tuna tenha um arquivo.

• Tomar consciência da responsabilidade que é levar um traje, não só individualmente mas também para o colectivo da Tuna.

• Recuperar canções populares de serenata. (…) Aceitar canções de outras Tunas; não se é menos tuna por isso.

• Cada Tuna poderia elaborar um código interno de conduta de cumprimento obrigatório.”

XI Aniversário da Real Tuna Infantina

Pois é meus amigos, a Infantina celebra hoje 11 anos de existência!
11 anos de folias&copofonias! Apesar das dificuldades, temos sabido sobreviver, tentando, como sempre, elevar bem alto o nome da nossa Universidade do Algarve.
Estão todos convidados para virem comer um pouco de bolo na nossa sala de ensaios!


Deixem cantar o estudante
Música e capa na mão
Nós somos a Infantina
De todo o Coração!

sexta-feira, maio 05, 2006

Questão da Semana...

Semana Académica à porta, quantas vezes irão os elementos da Infantina visitar os seus amigos no INEM? Em particular o Patricio e a Tânia?

quinta-feira, maio 04, 2006

Mensagem do Magister Bernardo "BB" Salvado

Amigos e amigas da Infantina!
Este novo blog da Infantina, servirá para darmos a conhecer as últimas novidades da Tuna; deixarmos uma questão da semana no "ar" para depois ser comentada; será eleito pela maioria dos Infantes um elemento da Infantina que terá o privilégio de ter uma rubrica aqui no blog chamada "E não passa disto..." durante uma semana (será o elemento que mais asneiras fez ultimamente) para as pessoas depois comentarem; iremos também deixar aqui algumas fotos (logo que eu entenda como isto funciona), entre outras coisas....
Espero que gostem do nosso blog e que sejam visitantes regulares.

"Uma vez Infante, sempre Infante!"

Ass: Mais-Giro BB