sexta-feira, maio 26, 2006

XI anos.....e agora?

XI anos, e agora Infantina?
Actualmente, a maioria das tunas enfrenta dificuldades na angriação de novos elementos. Se com cursos de 4 anos era dificil arranjar elementos, agora com o Processo de Bolonha, as coisas complicam-se um pouco mais, com cursos de 3 anos.
É certo e sabido, que angariação de novos elementos para tunas na Universidade do Algarve é muito complicado, talvez devido à fama das praxes aplicadas nas tunas, entre outras coisas. E muito dos elementos que entram nas tunas não têm aquele sentimento que é necessário, é o mal desta nova geração, a geração "Morangos com Açucar".
As tunas, e em particular a Infantina, precisa novos elementos, elementos que adormeçam e acordem a pensar na Infantina, esses sim, são esses os elementos que a Tuna precisa. Mas como educá-los em tão pouco tempo? É sem duvida um desafio. Estar à espera que apareçam elementos com aquilo que é necessário para ser bem sucedido numa Tuna é uma pura perca de tempo, é como estar à espera do D. Sebastião.
Confesso, e a novidade é que tenho um novo projecto para a Infantina, para tentar resolver o problema da falta de elementos da Infantina. Contudo, uma vez que ainda sou Magister desta Tuna, não posso revelar as minhas intenções sem haver primeiro uma reunião com todos os Infantes. Tenho tudo na cabeça, falta apontar para o papel para poder apresentar aos Infantes.
Por isso, a todos os elementos que leiam isto, peço para estarem presentes na proxima reunião, pois é essencial a vossa presença! Isto tem que ser algo para ser discutido por todos!
Para aqueles que pensavam que a Infantina iria acabar, enganam-se, como Magister, estou empenhado em dar a volta a esta situação, mas confesso que precisarei da ajuda de todos, pois sozinho, infelizmente, não terei sucesso. Sei que a Tuna tem muitos elementos que andam nisto há 7, 8, 9 anos. Não vos estou a pedir que fiquem mais anos no "activo", mas simplesmente que estejam ao pé da Tuna para quando ela precisar de vós. Está na altura de fazer desaparecer aquele ideia de que as pessoas saem da Tuna!
A Infantina é de todos nós, e como alguém me disse um dia, "Cuidem da Tuna porque deu muito trabalho a criar..." É neste espirito e com esta minha vontade, que adormeço e acordo a pensar nesta Tuna que tantas alegrias me deu!

Termino com esta frase: "Uma vez Infante, sempre Infante!"

Bernardo "BB" Salvado

6 comentários:

guida disse...

ah aha ah. a´s vezes consegues ser muito engraçado!!! até parece que esta mensagem é para mim. mas claro que quem já esteve na tuna uma década não verá concerteza as coisas do mesmo prisma!!!! de qualquer maneira, não há que perder esperanças, além do mais ler as palavras do excelentíssimo magister é sempre uma inspiração!! Parabéns!!!!!!

Anónimo disse...

No que depender de mim, fiquem cientes de que a Infantina não acaba. Passar por dificuldades? Talvez!! Acabar? Nunca... Enquanto houver espirito entre nós, a tuna existe!! Estarei cá para me desdobrar em 2, 3, 4 quantos forem precisos para que a Infantina jamais se extinga!!! Onze anos não são onze dias!! A união faz a força e quanto a isso somos muito fortes. Paragens talvez existam, extinções NUNCA

Anónimo disse...

Sendo o assunto muito sério, estou convencida que paragem = extinção
Infelizmente.
Não deixem que isso aconteça.
Uma das regras do sucesso é quando não funciona, tenta-se de outra maneira.
O Titanic afundou por se julgar inquebrável, hoje os navios são feitos com duplo casco, o que naquela época era considerado desnecessário e desperdício.
Outra lição do Titanic é que também o leme tem uma relação de tamanho para com o navio, neste caso, estou inclinada para que seja o navio singelo para seu leme, entretanto, o bote pode crescer e dar lugar a um Paquete Musical.
Lembram-se de como reagiram os Músicos? Comoveu-me.
(Desculpem esta do Titanic, mas adorei o filme)
Bjs

Anónimo disse...

gostei do comentário da guida, sobre o q se passou e o qto se penou,mtas das vezes para q a infantina nao ficasse esquecida ou perdida no tempo.
É bonito!!!!ver individuos com novas ideias e vontade de levar por diante tal projecto.....
individuos q mal saberão quem foram os fundadores da real tertulia infantina e depois da real tuna infantina....ou de quem ja foi membro e q estava lá qdo mal havia elementos para actuar em palco!!!!!!
é bom saber da tua força de vontade magister!!!!
mas não se esqueçam nunca ....q passe quem passar pela infantina não são as pessoas q serão lembradas mas sim a infantina por permanecer e ser um icóne(por direitos adquiridos,respeito e guerras ganhas por quem nao a via de bons olhos!!!)da universidade e do algarve!!!!isso já ninguem lhe tira.........
como se costuma dizer:"infante sempre infante!!!!"

Anónimo disse...

algo me intriga!!!!
tanta camaradagem e tantos esquecidos!!!!!
sabem q as amizades fazem-se e desfazem-se, mas amigos, esses, ha poucos!!!!
é pena!!!!
fiz mtos amigos na infantina, mas hoje percebo q mtos deles nao passaram de amigos de ocasião.....é pena mas é a realidade!!!!
passei mtos """bons""" momentos com a infantina e pessoas da infantina, mas é pena q as pessoas só se lembra dos outros só qdo esses estao na tuna, ou convivem com eles enquanto lá estao....
talvez seja por esse estado de espirito q não ha mais pessoas a quererem entrar na tuna......será!!!!!aqui fica o repto e o desbafo....
parabéns ao novo bébé!!!!!felicidades para ele!!!!!
qto aos pais,bem, parabéns....amigos,sim....mas na real tuna infantina......

tinha q deixar esse comentario,porque nem todos sao lembrados com os devidos respeitos e agradecimentos!!!!!

Anónimo disse...

bemmmm!!!!!!
este ultimos comentarios deixaram-me de veras intrigado e ao mesmo tempo perplexo, por tanto de bom se falar e de desabafar....
nao consiero esses comentarios criticas, mas antes, reptos e pedidos de reflexoes sobre o passado, presente e futuro da infantina......

agora se algo de mal ha ...e houve....tem de ser corrigido, se nao o foi antes, agora o q interressa é mais um ano lectivo vai começar, e a infantina precisa urgentemente de sangue novo, novos artistas anonimos, novos valores, para continuar a existir e ser transmitido o bom da real tuna infantina.....

aí!!!!!cabe-te a ti magister e vice magister motivar as hostes para as batalhas vindouras, a ti de cabe a ardua tarefa de motivar a tuna a recrutar e a promover a imagem da real tuna infantina pela Ualg.....nao te esqueças q se tal nao for bem sucedido o futuro pode estar compremetido

abraços