quarta-feira, setembro 25, 2013

XIV fESTA

No passado dia 26, 27 e 28 de Abril na Cidade de Abrantes, realizou-se o XIV fESTA, organizada pela ESTATUNA. O festival teve como tema as “Flores”.
O festival teve a concurso
- VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
- Real Tuna Infantina - Tuna Académica Mista da Universidade do Algarve;
- Tuna Médica de Lisboa - Tuna da Faculdade Medicina da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa;
- Magna Tuna ApocalISCSPiana - Tuna Académica do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
A chegada de 5 elementos da Real Tuna Infantina no dia 25 de Abril antecipava a fESTA com outros elementos da VicenTuna e outras tunas participantes.
No dia 26 de Abril aos poucos e poucos foram chegando os restantes elementos da Infantina.
A noite de serenatas começou com muita emoção a Real Tuna Infantina apresentou o “I Acto” pela Sofia Cera e Rúben Costa.  A festa seguiu-se na já habitual antiga Rodoviária até horas tardias.
No sábado dia 27 as tunas a concurso fizeram o tradicional Passacalles.
A noite o Cine-Teatro de S. Pedro recebeu a tuna do Distrito Universitário do Porto, a extra concurso para poder dar inicio ao grande festival.
A Real Tuna Infantina foi a segunda Tuna a pisar o palco com 32 elementos, iniciou a sua actuação com 32 elementos, iniciando com “Silencio”, “Zorro” de Luís Represas /João Gil cantada à capela, Manhã de Carnaval uma adaptação de Luiz Bonfa/Antônio Maria na voz de Sofia Cera, o instrumental “Bandolinata” de Júlio Pereira, o original “Luar Algarvio” e terminou com “Estrada do Monte” dos Madredeus.
Após deliberação do Júri procedeu-se à entrega dos prémios:
Melhor Serenata - Prémio de Miguel Brito - Real Tuna Infantina
Melhor Passacalles - Magna Tuna ApocallSCSPiana
Tuna do Público - Tuna Médica de Lisboa
Melhor Solista - Real Tuna Infantina
Melhor Estandarte - Magna Tuna ApocallSCSPiana
Melhor Instrumental - Real Tuna Infantina
Tuna mais Tuna - VicenTuna
Prémio Tema (flores)- Tuna Médica de Lisboa
E quando anunciado a "Melhor Tuna" para alegria da Real Tuna Infantina ouvimos pela quarta vez consecutiva a já famosa frase "Eles são de longe. Eles são azuis, eles são a Real Tuna Infantina!"
Após mais um ano de presença no fESTA (XIV), um muito OBRIGADA a todos os elementos da Real Tuna Infantina por terem marcado este festival tão especial.
Até para o ano Abrantes.

Sem comentários: