escstunis
VicenTuna
Fundada a 15 de Maio de 1995, a Real Tuna Infantina é constituída por estudantes da UALG e inclui elementos de ambos os sexos. Cultivam o espírito académico e reúnem-se no sentido de fomentar esse mesmo espírito. Têm por base o orgulho de pertencer à Academia, contribuem para o seu desenvolvimento e participam activamente nas suas actividades, para além de tentarem transmitir a outros estudantes uma boa imagem desta Universidade.
![]() |
Add caption |
Nos dias 23, 24 e 25 de Março realizou-se mais um MISTUNA, organizado pela Real Tuna Infantina, onde as receitas do mesmo se destinavam ao Centro de Apoio ao Sem Abrigo.
A recepção às tunas, Tuna Médica de Lisboa, escstunis, Tuna Académica do ISCTE (TAISCTE) e a ESTATUNA, foi feita, em clima de festa, no BA - bar da associação, após se terem instalado nos Apartamentos Honório, em Vilamoura.
A manhã seguinte seguiu-se com a deslocação das tunas para a Faro para almoçar, no Bar do Álvaro no campus de Gambelas. Depois do almoço, iniciaram-se jogos para assim aumentar o convívio entre as tunas enquanto aguardavam a realização do check-sound.
Ao final da tarde deu-se início à churrascada, preparada pelos caloiros da Real Tuna Infantina novamente no Bar do Álvaro no campus de Gambelas.
Às 21h30m abriram-se as portas do Grande Auditório de Gambelas onde o público acorreu em grande número, deixando a sala ocupada quase na sua totalidade.
O espectáculo iniciou com alguns membros da Real Tuna Infantina a subirem ao palco para fazerem as honras da casa e animarem o público com sketches, que conseguiram roubar muitas gargalhadas ao público presente.
A primeira tuna a subir a palco foi a Tuna Médica de Lisboa, com 27 elementos, interpretou: "Entrudo", "Barbeiro de Sevilha", "Dulcineia", "Canção de Lisboa" e "Fado do Estudante".
A segunda tuna foi a escstunis, com 39 elementos, com uma actuação repleta de originais, como "Sonhando", "Teu Sorriso", "Vida Boémia" e "Silêncio do Tom" tocaram como instrumental "O Padrinho" e ainda "Silêncio e Tanta Gente".
Já na segunda parte, na ordem das actuações, a ESTATUNA, com 28 elementos, interpretou os seguintes temas: "Marília Ausente", "Prima da Chula", "Canção de Embalar", "O que faz falta", e finalizou com "Hino da Estatuna".
De seguida, seguiu-se a actuação da última tuna a concurso, a Tuna Académica do ISCTE (TAISCTE), com 31 elementos, iniciou a sua actuação com "De Tudo e de Nada", seguiu-se "Alma", "Ode Lusitana", o instrumental "Celta", e por último “Lisboa Eterna”.
Finalizadas as actuações das tunas a concurso e depois de o júri ter recolhido para decidir o veredicto.
A Real Tuna Infantina deu início à sua actuação com "Zorro", com o solista Jorge Machado, em seguida a "Manhã de Carnaval", na voz de Dina Silva, "Bandolinata" muito bem executada por BB, Poncha e Jorge, "Estrada do Monte" e finalizaram com "Luar Algarvio", momento no qual se juntaram antigos e novos elementos.
Seguindo-se então o veredicto do júri:
- "Luísa" (Real Tuna Infantina)
- "Grupus" (Olissippo)
- "Cascão" (VicenTuna)
- "Ana Mi" (Real Tuna Académica NeOlisipo)
- "Lacrau" (Tuna Universitária de Beja)
- Melhor Porta-Estandarte: TAISCTE
- Melhor Pandeireta: escstunis
- Melhor Solista: Tuna Médica de Lisboa
- Melhor Arranjo Vocal: TAISCTE
- Melhor Instrumental: TAISCTE
- Melhor Adaptação: TAISCTE
- Melhor Original: escstunis
- 2ª Melhor Tuna: escstunis
- Melhor Tuna: TAISCTE
Foram ainda atribuídos pelos Infantes da Real Tuna Infantina os seguintes prémios:
- Tuna Mais Bebedora: ESTATUNA
- Tuna Mais Tuna: Tuna Médica de Lisboa
A festa continuou no BA-bar da associação e, posteriormente nos Apartamentos Honório onde as tunas estiveram animadas até tarde.
No domingo, antes da partida, ainda houve tempo para um mergulho na piscina do aldeamento onde alguns elementos das tunas cantaram mais umas modinhas.
Um grande bem haja a todos aqueles que tornaram possível o Mistuna 2012.
No passado dia 16 e 17 de Março a Real Tuna Infantina deslocou-se até Lisboa para XI HIPOCRATES, festival da Tuna Médica de Lisboa, com o tema a minha cidade.
Fomos recebidos numa calorosa festa na sexta-feira no Atheneu Comercial de Lisboa.
No sábado realizou-se o festival na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide pelas 21h.
Apoiando a causa, MSV - Movimento ao Serviço da Vida .
As Tunas a concurso foram, Instituna, Viriatuna, Estatuna, Real Tuna Infantina . Com a presença da Arquitectuna como tuna convidada, sendo apadrinhada oficialmente pela tuna médica em pleno XI HIPÓCRATES.
De regresso do XI Hipócrates, com 4 prémios na bagagem e um novo projecto,
Melhor Tuna.
Melhor Solista
Melhor Instrumental
Prémio Fu'Tunas,
Parabéns ao mais novo projecto da Real Tuna Infantina Henrique Góis.
A Real Tuna Infantina rumou a Portalegre, nos dias de 18, 19 e 20 de Novembro para o seu primeiro Portus Alacer. A distância entre o Algarve e o Alto Alentejo encurtou-se assim, neste fim-de-semana de alegria, música e companheirismo aí feitas.
Assim, foi na sexta-feira que a Real Tuna Infantina subiu ao palco do Centro de Artes do Espectáculo, sendo a primeira a actuar a Tum'Acanénica (Leiria), seguindo da VicenTuna (Lisboa). A Tuna Económicas (Lisboa) defendia o título de vencedora do anterior Portus Alacer, e foi a terceira a subir a palco. A Real Tuna Infantina subiu por último, quando todos os seus elementos já estavam presentes. A Enftuna, como anfitrião encheu o palco por último, dando o tempo necessário ao júri para deliberar os prémios. Segue-se então a premiação
Melhor Tuna - Tuna Económicas
2ª Melhor Tuna - VicenTuna
Melhor Solista - Tum'Acanénica
Melhor Instrumental - Real Tuna Infantina
Melhor Porta-estandarte - VicenTuna
Melhor Pandeireta - Tuna Económicas
Tuna do Público - VicenTuna
Melhor Serenata - Tuna Económicas
No fim da noite acolheu-se as nossas novas Infantes Sibil.BB e Pífaro.BB.
E porque a festa se prolongava pelo fim-de-semana, no sábado foi feito o Pasa Calles à tarde, e à noite foi o Arraial com cheiro a bifanas e caldo verde.
A Real Tuna Infantina ainda trouxe para casa o último prémio do concurso, A Tuna Mais Tuna do VI Portus Alacer.